• Inicio
  • Notícias
  • Setor de eventos é tema de reunião da Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo

Setor de eventos é tema de reunião da Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo

Novos diálogos serão agendados para ouvir profissionais da área e Prefeitura

Data de publicação: 23/03/2023 14:00 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


  • Setor de eventos é tema de reunião da Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo

    Setor de eventos é tema de reunião da Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo

  • Comissão também realizou diligência nesta quinta-feira em UBS

    Comissão também realizou diligência nesta quinta-feira em UBS

  • Vereadores dialogaram com servidores e observaram estrutura da unidade

    Vereadores dialogaram com servidores e observaram estrutura da unidade

    A importância da promoção de eventos em Limeira foi tema de reunião da Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo nesta quinta-feira, 23 de março. Participaram o presidente da Associação Paulista de Profissionais de Eventos (APPE), Clauber Resende Dias, e o diretor jurídico da entidade, Washington Pianca Filho. O secretário Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, José França Almirall, foi convidado pela Comissão, porém justificou ausência.

    Durante a abertura do debate, o presidente da Comissão, Dr. Julio (União Brasil), sinalizou que, apesar da justificativa apresentada pelo secretário municipal, era necessária a presença de um representante do Executivo. A vereadora Terezinha solicitou o agendamento de nova reunião sobre o tema para que os demais convidados participem da discussão.  

    APPE

    Os participantes explicaram o papel da Associação Paulista dos Profissionais de Eventos, que foi fundada em Limeira em 2020, com a finalidade de articular sua representatividade junto aos governos Estadual e Municipal. Apontaram que o foco de atuação é garantir os direitos dos profissionais da categoria, promovendo o desenvolvimento e a valorização da área que não só gera empregos diretos e indiretos, bem como renda e movimenta a economia.

    O presidente da APPE enfatizou que o setor precisa avançar em qualificação profissional. “São poucos os profissionais que são técnicos. Normalmente, aqueles que trabalham aprendem na prática o que fazer, mas precisamos qualificar essas pessoas para trabalhar. Esse é um dos projetos que a associação tem atuado para qualificar o profissional de eventos. Com o apoio da Prefeitura seria mais fácil”, indicou Clauber Dias.    

    Um dos entraves para a realização de cursos, segundo o representante da entidade, é a necessidade de espaço físico e de parcerias para a capacitação. “O estado de São paulo inteiro é deficitário na quantidade de mão de obra nas áreas de gastronomia, montagem e desmontagem de estruturas, setor de segurança, técnicos de som e iluminação, limpeza. Há pelo menos 15 segmentos de trabalho envolvidos para que um evento aconteça”, destacou.   

    Clauber citou que um convênio por meio do Ceprossom poderia contribuir inclusive com a diminuição do desemprego em Limeira, uma vez que a profissionalização geraria mais oferta de mão de obra qualificada e disponibilidade de trabalho.   Questionado pelos parlamentares se já tentou um diálogo com o Executivo, ele esclareceu que apesar de haver projetos no município, o foco deve ser criar cursos especializados na área de eventos, de modo a contemplar os cursos com uma visão integrada sobre o setor. 

    Eventos na cidade

    Em relação à quantidade de eventos promovidos em Limeira, incluindo programações que atraiam maior volume de pessoas, o presidente da Associação considerou que Limeira tem potencial para atrair público, mas que há poucos eventos de maior porte. “Hoje o jovem tem que ir a outras cidades vizinhas e não consegue ser contemplado em Limeira. A população local tem poder aquisitivo para participar, mas falta o incentivo para realização de eventos”, comentou.   

    De acordo com Clauber, não há negativa da Prefeitura em relação à promoção de eventos, contudo é possível expandir. “Limeira tem potencial para realizar festas maiores, como por exemplo um carnaval de rua do modo que a Prefeitura de Cordeirópolis realiza. O Parque da Cidade é outro exemplo de espaço destinado a eventos e que poderia ser mais aproveitado, além da programação que a Prefeitura já realiza”, mencionou.

    O advogado Washington Pianca falou da importância da abertura do diálogo entre a Câmara e os promotores de eventos. “Após um período como o da pandemia, a gente abre esse ano de 2023 tendo essa conversa e podendo expandir esse tema que é tão necessário. Estamos falando de um setor que tem muita informalidade e não aparece, mas que gera renda. Hoje não há como quantificar, porém, há muita gente trabalhando e que poderia ser formalizada. Essa é uma bandeira que defendemos, até para que essa realidade se torne um número e esse número permita a criação de políticas públicas sobre o tema”, defendeu.

    UBS Abilio Pedro

    Nesta quinta-feira, os vereadores também visitaram a Unidade Básica de Saúde (UBS) Abilio Pedro para apurar denúncia de suposto atendimento inadequado por parte de um funcionário a uma paciente idosa. No local, o colegiado observou que o fato foi pontual e colheu esclarecimentos sobre o ocorrido. Eles levantaram informações acerca do fluxo de atendimentos prioritários. Os dados apurados serão respondidos à denunciante por meio da Ouvidoria da Câmara. 

    Ainda sobre a estrutura da unidade, os vereadores expediram ofício à Prefeitura solicitando que sejam feitos os reparos necessários das infiltrações existentes no prédio, bem como seja feita a capinação e limpeza da área externa. A Comissão sugeriu que essa área seja utilizada como local de descanso e convivência.

    O vereador Dr. Júlio solicitou aos participantes que enviem a relação com os nomes e contatos de promotores de eventos para que sejam convidados para participar de novas reuniões que serão agendadas pelo colegiado.

    Reuniões

    Na reunião ordinária, os parlamentares elaboraram parecer favorável a quatro proposições, conforme registrado em ata. É responsabilidade dos membros do colegiado apurar denúncias e fiscalizar ações que tratem do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguridade social, vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional; segurança e saúde do trabalhador e turismo, bem como de programas esportivos, recreativos e de lazer voltados à cidade de Limeira. As reuniões acontecem às quintas-feiras, a partir das 9h30.