• Inicio
  • Notícias
  • Comissão de Direitos Humanos questiona sobre segurança no Limeira Rodeo Music

Comissão de Direitos Humanos questiona sobre segurança no Limeira Rodeo Music

Querem saber sobre medidas contra violência para dias 24 e 25 e pedem resposta em 24 horas

Data de publicação: 23/03/2023 13:00 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Comissão de Direitos Humanos questiona sobre segurança no Limeira Rodeo Music
Comissão de Direitos Humanos questiona sobre segurança no Limeira Rodeo Music

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara encaminhou questionamentos para os organizadores do Limeira Rodeo Music sobre o esquema de segurança oferecido aos frequentadores do evento até o momento e para os dias 24 e 25 de março. O pedido de esclarecimentos foi elaborado após a repercussão, junto à imprensa local, de casos de violência contra as mulheres ocorridos no evento nos dias 17 e 18 de março. O colegiado pede resposta em 24 horas.

O colegiado quer saber quais foram as medidas adotadas pelos organizadores diante dos possíveis agressores, se houve auxílio às vítimas, quantas e quais empresas foram contratadas para compor a linha de frente de segurança interna do evento, se os seguranças têm porte de armas, se havia articulação entre organizadores do Limeira Rodeo Music e o poder público para a segurança da área externa, qual o procedimento quando identificado o porte de armas brancas no processo de revista, se foram notificados outros casos além dos três registrados, se existem laudos de aprovação das normas de segurança emitidos pelos órgãos competentes e qual o valor do contrato com a empresa prestadora de serviços de segurança. 

Os parlamentares também questionaram qual o procedimento constante no regimento contratual que responsabiliza a empresa prestadora de serviços de segurança ou a organização do Limeira Rodeo Music quanto aos casos noticiados pela imprensa sobre os supostos casos de agressões e espancamentos e quais medidas foram tomadas para que não haja novos incidentes de crimes nos dias 24 e 25 de março.

O colegiado também analisou um projeto que estava na pauta da reunião desta quinta-feira, 23 de março. A proposta recebeu parecer favorável, conforme ata

Integram a Comissão a vereadora Isabelly Carvalho (PT), presidente; os vereadores João Bano (Podemos), vice-presidente; e Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (Podemos), secretário.  As reuniões ocorrem ordinariamente às quintas-feiras, a partir das 10h30.

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, dos Direitos do Consumidor, dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Direitos do Idoso é responsável por analisar proposituras voltadas às temáticas abrangidas pelo colegiado, bem como acolher e investigar denúncias de violações de direitos e fiscalizar as ações voltadas à proteção de direitos, sejam individuais, coletivos ou do consumidor.