Comissão de Educação visita CI Aldelena Baraldi Fonseca Santos

Secretário será convidado para responder sobre demandas de escolas

Data de publicação: 22/03/2023 17:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira

Comissão de Educação visita CI Aldelena Baraldi Fonseca Santos

A Comissão de Educação e Cultura visitou, na tarde desta quarta-feira, 22 de março, o Centro Infantil (CI) Aldelena Baraldi Fonseca Santos, para ouvir as demandas da direção. Os vereadores Elias Barbosa (PSC), presidente, e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), secretário, foram recebidos pela diretora Vera Lúcia Albertine Pinheiro.

Vera explicou aos parlamentares que a estrutura do Centro é boa, com exceção do telhado, que sofre com infiltrações por causa das chuvas. Também está em aberto o pedido de retirada de uma árvore localizada no parquinho. Segundo ela, um dos galhos quebrou durante as chuvas e acarretou na interdição de alguns brinquedos.

Outro ponto relatado pela diretora é em relação à cozinha, que é compartilhada com a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeief) Aracy Nogueira Guimarães, quando o ideal seria que fossem independentes. Ela ainda relatou a necessidade de as entradas das duas instituições também serem independentes.

A questão das monitoras, merendeiras e auxiliares gerais também foi citada por Vera. A diretora explicou que o quadro está completo, porém as faltas e licenças prejudicam as demais servidoras que ficam sobrecarregadas.

Reunião

Na reunião ordinária do colegiado, os vereadores analisaram o relatório técnico sobre a vistoria realizada na Emeief Padre Maurício Sebastião Ferreira no dia 14 de março.

Dentre as demandas apresentadas pela direção e relatadas no documento, estão a necessidade de aumentar o número de monitores para atender as crianças com deficiência severa e também os alunos do ensino fundamental; falta de merendeiras; necessidade de atenção ao número de auxiliares gerais, devido às dimensões do prédio; problemas de infraestrutura que carecem de intervenções de grande porte, tanto para melhorar o ambiente para os alunos, como para resolver problemas no sistema de esgoto; remoção de árvores condenadas e mato alto.

Para questionar sobre as demandas apresentadas tanto pela Emeief Padre Maurício, como pelo CI Aldelena, os vereadores agendaram uma reunião com o secretário municipal de Educação, André Luiz de Francesco, para o dia 29 de março, às 16h.

Também foram analisados sete projetos que estavam na pauta, na reunião. Todos receberam pareceres favoráveis, conforme ata

Concurso público de 2014

Os parlamentares deliberaram pela alteração da data da reunião sobre o concurso público para os cargos de monitores e professores do ano de 2014, para a qual serão convidados os secretários municipais Daniel de Campos (Negócios Jurídicos) e André Luiz de Francesco (Educação). Será no dia 5 de abril, às 18h, no Plenário Vereador Vitório Bortolan, com transmissão ao vivo pelos canais de comunicação da Câmara no Youtube, Facebook e site

A Comissão

São responsabilidades da Comissão de Educação e Cultura apreciar proposições legislativas relativas à educação, ao ensino, aos convênios escolares, às artes, ao patrimônio histórico, à comunicação e à ciência e tecnologia, bem como fiscalizar ações nas áreas de educação e cultura do município. As reuniões acontecem regimentalmente às quartas-feiras, a partir das 15h30. O colegiado é formado pelos vereadores Elias Barbosa (PSC), presidente; Lu Bogo (PL), vice-presidente; e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), secretário.