Procuradoria da Mulher solicita apoio para realização de programa Mulheres de Peito

Ofício foi encaminhado ao secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva

Data de publicação: 30/01/2023 15:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira

A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Limeira encaminhou ofício ao secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, nesta quinta-feira, 26 de janeiro, solicitando apoio do órgão para que o programa Mulheres de Peito seja realizado na cidade neste ano.

O programa oferece exames gratuitos de mamografia a mulheres de 50 a 69 anos de idade em unidades móveis. Em 2022, segundo a procuradora especial da Mulher, Mariana Calsa (PL), foram atendidas 414 mulheres na carreta de mamografia no período de 12 a 23 de abril, no Parque Cidade.

Para 2023, as procuradoras pedem que um dos pontos para a carreta seja localizado nas proximidades da Avenida Marechal Artur da Costa e Silva, onde, apontaram, muitas mulheres trabalham e transitam nos comércios.

“A realização de exames preventivos é de extrema importância para a detecção de tumores malignos, principalmente em fases em que não existem sintomas aparentes, o que é sinal de que o tratamento pode ser mais eficaz e menos penoso à mulher. Ter este serviço de forma gratuita é muito importante como política pública de cuidado à mulher, razão de ser desta Procuradoria”, apontaram as procuradoras no ofício.

A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Limeira é formada pelas vereadoras Mariana Calsa (PL), procuradora especial da mulher; Tatiane Lopes (Podemos), primeira-procuradora adjunta; e Terezinha da Santa Casa (PL), segunda-procuradora adjunta.