• Inicio
  • Notícias
  • Câmara aprova programa de revitalização de UBS por pessoas em privação de liberdade

Câmara aprova programa de revitalização de UBS por pessoas em privação de liberdade

Projeto do vereador Everton Ferreira foi aprovado em sessão ordinária nesta segunda (10/10)

Data de publicação: 11/10/2022 09:30 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Câmara aprova programa de revitalização de UBS por pessoas em privação de liberdade
Câmara aprova programa de revitalização de UBS por pessoas em privação de liberdade

Foi aprovado durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 10 de outubro, o Projeto de Lei Nº 75/2022, de autoria do vereador Everton Ferreira (PSD), que determina ao poder público a instituição do programa de revitalização de Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio do trabalho de pessoas em privação de liberdade.

“O objetivo é garantir a dignidade das pessoas em privação de liberdade através do trabalho, permitindo que a sociedade abra espaço para que essas pessoas prestem serviços de alcance comunitário no âmbito da saúde pública e que possam ter de volta os seus valores restaurados como o respeito, a dignidade e a honra”, justificou o autor.

O município deverá seguir as diretrizes estabelecidas pela Portaria GM/MS n°1698 de 23/07/2021, do Ministério da Saúde, que instituiu o programa: garantir  a  oportunidade  para  as  pessoas  em  privação  de  liberdade à reintegração na sociedade por meio do trabalho na saúde pública municipal; manutenção,  recuperação,  jardinagem e revitalização  dos espaços públicos de saúde; garantir às pessoas em privação de liberdade a dignidade de sua vida através do trabalho;  e evidenciar que o poder público deve ser preservado, em especial os prédios de saúde pública.

Everton explicou que o Programa Federal custeia o valor de R$ 30 mil por UBS a ser revitalizada utilizando pessoas do regime semi-aberto. De acordo com o parlamentar, o recurso está disponível e, para ter acesso, o gestor do SUS precisa protocolar a intenção do município em participar do programa, informar qual a UBS a ser beneficiada e providenciar o termo de cooperação com uma penitenciária ou centro de ressocialização. 

A proposta foi aprovada por todos os vereadores presentes no Plenário e segue para apreciação do prefeito, que pode sancionar ou vetar. Se sancionada, será promulgada e publicada no Jornal Oficial do Município e passa a ser lei, devendo ser regulamentada pela Prefeitura no prazo de 180 dias da publicação.