Presidente da Comissão da Saúde ressalta a importância do Julho Amarelo

Segundo Everton Ferreira, o objetivo é reforçar a importância da luta contra as hepatites virais

Data de publicação: 01/07/2022 16:00 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar

Presidente da Comissão da Saúde ressalta a importância do Julho Amarelo

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Limeira, vereador Everton Ferreira (PSD), ressaltou a importância da luta contra as hepatites virais durante o Julho Amarelo, mês dedicado ao tema, conforme a Lei Federal Nº 13.802/2019, instituída com o objetivo de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle da doença.

De acordo com o parlamentar, hepatite é uma doença infecciosa que agride o fígado, é causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, consumo de álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Existem vários tipos de Hepatite A, B, C, D, E, F, G, hepatite autoimune, hepatite medicamentosa e hepatite crônica. As hepatites virais  mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Já os vírus D e E são os menos frequentes no Brasil.

“É bom reforçar que independentemente do tipo da patologia, o diagnóstico tem que ser feito em fase inicial, de forma preventiva”, alertou Everton.

Transmissão

Segundo levantamento de informações feito pelo vereador, a transmissão da hepatite ocorre por meio fecal-oral, por contato entre indivíduos infectados ou por água ou alimentos contaminados. A detecção do vírus pode ser feita por exame laboratorial de sangue, no qual a sorologia detecta e diferencia as hepatites, e o exame de AST e ALT, usados para verificar o funcionamento do fígado, também são indicados para o diagnóstico.

Tratamento

“O tratamento para hepatite pode ser feito por prescrição médica ou apenas com repouso, boa alimentação e hidratação. Infelizmente, ainda há falta de conhecimento da população sobre o assunto. A população tem que estar ciente que é recomendado que todas as pessoas que estiverem com sintomas ou tenham contato com uma pessoa com hepatite realizem o teste, que é gratuito”, explicou Everton.

O teste é realizado para todas as idades, com ou sem sintomas, caso o resultado der positivo, o tratamento é disponibilizado pela rede pública gratuitamente.

O parlamentar antecipou que solicitará informações à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Saúde sobre os casos de hepatites virais no município por meio de requerimento.

Do Gabinete Parlamentar - Vereador Everton Ferreira (PSD)

Foto: Gabinete Parlamentar

As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.