Dia Nacional da Doação de Leite Humano: vereador fala da importância do aleitamento

Everton Ferreira questionou Prefeitura se há necessidade de ampliar pontos de coleta

Data de publicação: 19/05/2022 14:15 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar

19 de maio é o Dia Nacional da Doação de Leite Humano. O vereador Everton Ferreira (PSD) aproveitou a data para alertar sobre a importância da conscientização da promoção do aleitamento materno. Por meio do Requerimento Nº 289/2022, o parlamentar citou o trabalho do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Santa Casa e questionou a Prefeitura se há necessidade de mais pontos de coleta em Limeira.

A doação do leite materno é um ato de amor fraterno, é uma via de mão dupla tanto para quem oferta o leite e de quem recebe (bebê). A amamentação exclusiva ajuda a salvar vidas de muitos recém-nascidos, reduzindo risco de mortalidade infantil e doenças comuns na infância”, destacou Everton.

O vereador descreveu que, no Brasil, a data foi instituída pela Lei Nº 13.227/2015, para sensibilizar a população sobre a importância da doação de leite humano. “Os benefícios do leite materno são de extrema importância para o sistema imunológico, pois promove o crescimento e desenvolvimento do bebê, além de protegê-lo contra doenças infecciosas. É um alimento completo, dispensando água e outras comidas até os seis meses de vida”, defendeu.

Com base em dados do Ministério da Saúde, Everton Ferreira apontou que houve aumento de 7% no volume de doações em 2021 no país, em comparação ao ano de 2020. E alertou que o quantitativo representa apenas 55% da real necessidade por leite humano no Brasil. “Temos em nosso município o serviço especializado de atenção materno-infantil que é o Banco de Leite Humano do Hospital Santa Casa, localizado na Avenida Antônio Ometto 675, Vila Cláudia", informou Everton, para incentivar que os munícipes conheçam a relevância da doação e do aleitamento para a vida.

Do Gabinete Parlamentar - Vereador Everton Ferreira (PSD)

Foto: Gabinete Parlamentar

As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.