Alunos do projeto Educação para o Trabalho participam de visita guiada na Câmara

Jovens aprenderam sobre as funções do Legislativo e o papel dos vereadores

Data de publicação: 18/05/2022 14:00 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira

Alunos do projeto Educação para o Trabalho do Senac participaram de uma visita guiada na Câmara de Limeira na manhã desta quarta-feira, 18 de maio. Trata-se do projeto “Câmara Escola”, que oferece noções de educação política enquanto apresenta as dependências do Legislativo municipal.

A visita é realizada pelos servidores da Escola Legislativa e do Cerimonial da Casa, que falaram aos alunos sobre a história da Câmara, o papel dos três poderes, principalmente do Legislativo, o que é preciso para ser um vereador e o que ele faz, como são as sessões ordinárias, as comissões permanentes e temporárias, como uma lei é criada e qual a estrutura administrativa necessária para o funcionamento da Câmara e para o atendimento à população.

Os alunos foram levados pelas dependências da Câmara, para conhecer a estrutura física do prédio, passando pela sala de reuniões onde os vereadores se reúnem, o corredor da Secretaria Legislativa, corredor dos Gabinetes Parlamentares e o Espaço Cultural Milton Ferrari, onde são realizadas as exposições. Eles conversaram com os vereadores Elias Barbosa (PSC), Helder do Táxi (MDB) e também com Marco Xavier (Cidadania), que explicou um pouco sobre o funcionamento das comissões permanentes, em especial a Comissão de Saúde, da qual é membro.

Projeto Câmara Escola

O projeto Câmara Escola foi instituído pela Resolução Nº 675/2017, de autoria do ex-vereador Toninho Franco, e tem por objetivo aproximar crianças, adolescentes e jovens do Legislativo Municipal e despertar o interesse deles pela vida política da cidade.

Além de conhecer as dependências da Casa e a estrutura funcional, os visitantes também recebem noções sobre educação política, tudo de forma apartidária e com finalidade exclusiva de contribuir com a formação de cidadãos conscientes sobre o seu papel de agentes de transformação da sociedade.

Para agendar visitas

O agendamento das visitas guiadas pode ser solicitado pelo e-mail escolalegislativa@limeira.sp.leg.br. O interessado deve informar o número previsto de visitantes e um telefone de contato. Os servidores da Escola Legislativa retornarão o contato para encontrar a melhor data disponível para a visitação. Podem participar escolas públicas e privadas, faculdades e universidades ou grupos organizados.