• Inicio
  • Notícias
  • Mariana Calsa e Gabriela Manssur debatem novas formas de combate à violência doméstica

Mariana Calsa e Gabriela Manssur debatem novas formas de combate à violência doméstica

Debate também teve participação do psicólogo Eugênio Benedictus Cassaro Filho

Data de publicação: 05/05/2022 16:00 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


  • Mariana Calsa e Gabriela Manssur debatem novas formas de combate à violência doméstica

    Mariana Calsa e Gabriela Manssur debatem novas formas de combate à violência doméstica

  • Gabriela Manssur forneceu dados sobre a ressocialização dos agressores

    Gabriela Manssur forneceu dados sobre a ressocialização dos agressores

  • Psicólogo Eugênio Benedictus Cassaro Filho explana sobre projeto piloto

    Psicólogo Eugênio Benedictus Cassaro Filho explana sobre projeto piloto

  • Pessoas engajadas na proteção às mulheres em Limeira participaram

    Pessoas engajadas na proteção às mulheres em Limeira participaram

    Com o propósito de debater a influência dos grupos reflexivos no combate à violência doméstica, a vereadora Mariana Calsa (PL) promoveu nesta quarta-feira, 4 de maio, uma roda de conversa sobre o tema. O encontro aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Limeira e contou com a presença da promotora de Justiça e idealizadora do projeto "Tempo de Despertar", Gabriela Manssur, e do psicólogo Eugênio Benedictus Cassaro Filho, além de pessoas engajadas na proteção às mulheres em Limeira. 

    Mariana Calsa é autora do Projeto de Lei Nº 160/2021 que estabelece parâmetros, diretrizes, princípios e objetivos para a instituição de política pública municipal com vistas à promoção de reflexão junto à sociedade, bem como a conscientização e responsabilização dos autores de violência doméstica. Um dos objetivos é instituir grupos reflexivos com agressores para redução dos casos reincidentes. Na abertura, a vereadora defendeu a aprovação da proposta, que está pronta para ser votada em Plenário. "Uma das pautas que o nosso mandato trabalha é a atenção às mulheres. O objetivo é debater a importância dos grupos reflexivos na redução dos casos de violência já que nós protocolamos, em agosto do ano passado, um projeto de lei sobre esse tema", pontuou a parlamentar.

    Os dados positivos sobre a ressocialização dos agressores foram ressaltados durante a fala de Gabriela Manssur. Taboão da Serra e São Paulo, cidades que adotaram o "Tempo de Despertar", viram os casos de reincidência despencar ou zerar, segundo a presidente do Instituto Justiça de Saia. A metodologia consiste em dez encontros reflexivos que incluem rodas de conversas, dinâmicas, debates e reflexões. Para a autora, a discussão do tema é necessária para garantir a segurança das mulheres que já foram vítimas de violência. "As mulheres precisam ser acolhidas, encaminhadas e fortalecidas. Eles (os agressores) sendo processados, tendo o acompanhamento da justiça e de profissionais experientes para evitar que voltem a cometer os mesmos crimes após o cumprimento da pena. Sei que parece algo muito distante, mas dos mais de 1.000 homens que nós já atendemos, poucos voltaram a cometer violência", compartilhou Gabriela.

    Projeto piloto

    Nesta quinta-feira, 5 de maio, um projeto piloto criado a partir de parceria entre o Instituto Poder e o Tribunal de Justiça teve início em Limeira, de acordo com a vereadora. O grupo reflexivo, segundo o facilitador grupal e referência técnica do Instituto, Eugênio Benedictus Cassaro Filho, acontece de forma voluntária com 15 autores de violência que têm medidas protetivas expedidas pelo poder judiciário. "Os 12 encontros vão ajudar esses homens a tirar de uma vez por todas o sentimento de posse e apropriação e assim reverter o processo de violência que sustenta essas relações", explicou o especialista durante o evento. Em seguida, ele ressaltou a necessidade da união entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário na construção da nova forma de enfrentamento à violência. 

    Do Gabinete Parlamentar – Vereadora Mariana Calsa (PL)

    Foto: Gabinete Parlamentar 

    As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.