Everton Ferreira questiona atendimento odontológico da Prefeitura

Vereador ressalta importância da saúde bucal para a população de todas as idades

Data de publicação: 03/01/2022 13:15 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar

Everton Ferreira questiona atendimento odontológico da Prefeitura

Por meio do Requerimento Nº 683/2021, protocolado em 22 de dezembro do ano passado, o vereador Everton Ferreira (PSD) fez uma série de questionamentos à Prefeitura a respeito do atendimento odontológico em Limeira.

O parlamentar quer saber quantos atendimentos mensais odontológicos são realizados e quais unidades que realizam esse atendimento e horário de funcionamento. Everton também perguntou quais são os serviços disponíveis de Odontologia na rede municipal e quais serviços que o Departamento de Odontologia Municipal não disponibiliza e que tem surgido demanda.

O vereador ressaltou que a saúde bucal é voltada para a população de todas as idades, com ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Everton, "a saúde bucal é muito importante na vida do ser humano, porém bastante ignorada pela população, principalmente pelas crianças, adolescentes e jovens. Existem inúmeras doenças que podem afetar a cavidade oral. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 88% da população brasileira têm cárie".

Conforme o portal Brasil Escola, "uma boca saudável é essencial, por exemplo, para garantir uma boa mastigação dos alimentos e conseguir um processo de digestão eficiente. Além disso, os dentes ajudam também na articulação de palavras, sendo fundamentais, portanto, no processo da fala".

De acordo com o site Minuto Saudável, deve-se cuidar da saúde bucal para evitar "ulcerações bucais, doenças e quaisquer distúrbios que possam afetar a qualidade de vida, impedindo que o paciente coma, sorria, fale ou se sinta socialmente confortável". "Cuidar da saúde da boca garante um bom funcionamento de todo o organismo. Além dos cuidados rotineiros, é preciso consultar um dentista regularmente, para que sejam realizadas avaliações dentais e, caso haja necessidade, tratar os problemas bucais, evitando que se agravem", relatou o portal.

O site ainda apresentou as seguintes dicas:

- Escovar os dentes após as refeições, pelo menos 3 vezes ao dia;

- Utilizar escovas macias para não machucar as gengivas e sensibilizar os dentes;

- Trocar regularmente a escova, evitando que as cerdas fiquem gastas e não sejam capazes de remover os resíduos alimentares;

- Usar produtos à base de flúor, como pastas de dente e enxaguantes bucais;

- Passar fio dental diariamente, entre todos os dentes.

*Informações do Gabinete Parlamentar