Everton Ferreira fiscaliza Unidade de Saúde da Família III Odécio Degan

Vereador busca aproximação e vínculo entre o serviço público e as famílias

Data de publicação: 17/09/2021 10:45 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar

Everton Ferreira fiscaliza Unidade de Saúde da Família III Odécio Degan

O vereador Everton Ferreira (PSD) visitou nesta sexta-feira, 17 de setembro, a Unidade de Saúde da Família III, do bairro Odécio Degan, para fiscalizar os atendimentos médicos e os procedimentos de enfermagem. A unidade fica na Rua Esio Guzela, Jardim Inocoop, e funciona das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira. O objetivo da fiscalização, informou, é favorecer a aproximação da unidade de saúde das famílias, promover o acesso aos serviços e possibilitar o estabelecimento de vínculos entre a equipe e a população. "O primordial é que a população seja bem atendida", resumiu Everton.

De acordo com as informações obtidas pelo parlamentar, no mês de agosto, a unidade fez 277 consultas e realizou em torno de 409 procedimentos de enfermagem, como curativos, realização de destro (medição de glicose no sangue) e aferição de pressão arterial. Segundo o vereador, a enfermeira-chefe realizou 24 atendimentos, como testes de doenças sexualmente transmissíveis (DST), consultas pré-natal e exames de papanicolau. Esses números, explicou, representam uma média dos outros meses.

Conforme Everton, a unidade de saúde conta com a colaboração do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) e foi criado pelo Ministério da Saúde, em 2008, com o objetivo de apoiar a consolidação da atenção básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

"A Unidade de Saúde da Família é o antigo Centro de Saúde reestruturado, trabalhando dentro de uma nova lógica que lhe atribui maior capacidade de resposta às necessidades básicas de saúde da população de sua área de abrangência", afirmou o parlamentar.

Por fim, o vereador anunciou que vai solicitar melhorias na infraestrutura da unidade de saúde, como: repintura do local, restauração da identificação da placa e manutenção dos equipamentos.

*Informações do Gabinete Parlamentar