Presidente da Câmara participa de audiência sobre Plano de Desenvolvimento da Região de Piracicaba

Estiveram presentes representantes municipais da sub-região de Limeira e do Governo do Estado

Data de publicação: 11/01/2021 17:00 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira

O presidente da Câmara Municipal de Limeira, vereador Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), participou, nesta terça-feira, 11 de janeiro, da Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP) - Sub-região de Limeira. Na condição de vice-presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), ele representou os parlamentares da região e os vereadores limeirenses.

O evento foi realizado no Teatro Nair Bello, no Parque Cidade, e foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Participaram o diretor regional da Secretaria, Alexandre Dutra, e o professor Marcos Campanhoni, da Fipe, além do secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Limeira, o jornalista Sérgio Moreira, representando o prefeito Mario Botion. Estiveram presentes ainda representantes dos municípios de Araras, Conchal, Cordeirópolis, Leme, Limeira, Pirassununga e Santa Cruz da Conceição.

O presidente da Câmara destacou o potencial da região. "Hoje nossa região representa 24 cidades e mais de 1,5 milhão de habitantes, estamos na rota das dez melhores rodovias do Brasil. Então é importante destacar a importância da nossa diversidade industrial e o que essa região representa para o nosso Estado", disse.

Lemão também destacou o papel dos parlamentares no desenvolvimento das cidades e pediu uma vaga permanente para o Parlamento Metropolitano de Piracicaba  no Conselho de Desenvolvimento. "São os vereadores que estão mais próximos da população, apesar de todo o trabalho dos prefeitos, pois a presença dos munícipes nas câmaras é muito frequente."

As audiências públicas fazem parte do processo participativo para a construção coletiva do PDUI da unidade regional - "uma espécie de plano diretor metropolitano", nas palavras de Campanhoni. Segundo o Governo, são uma oportunidade para os cidadãos debaterem propostas sobre o ordenamento territorial da região e sobre as funções públicas de interesse comum aos municípios que a compõem.

De acordo com o governo estadual, qualquer cidadão pode acessar o site do PDUI, preencher um formulário, escolher o tema de interesse entre as quatro temáticas disponíveis (planejamento territorial e uso do solo; meio ambiente, saneamento e recursos hídricos; desenvolvimento econômico e atendimento social; e transporte e sistema viário) e enviar sua contribuição. As sugestões advindas do poder público e da sociedade civil serão divulgadas gradativamente nas plataformas.

A Região Metropolitana de Piracicaba (RMP) foi institucionalizada em 24 de agosto do ano passado, pela Lei Complementar Estadual nº 1.360/2021.

A audiência foi transmitida pela internet e está disponível para visualização.