Icone de notíciaServidores da Câmara participam de curso para preservação de documentos

Treinamento intensivo foi ministrado na Associação Brasileira de Encadernação e Restauro

Versão para impressão   09/02/2018 15:55:00 - Assessoria de Imprensa

Curso 09022018

“Biblioteca por dentro”. Esse é o tema geral do curso intensivo que três servidores do Departamento de Registro, Arquivo e Documentos da Câmara Municipal de Limeira participaram entre os dias 5 e 9 de fevereiro, em São Paulo. A capacitação, em caráter intensivo, tem como foco a conservação preventiva, técnicas de higienização e técnicas de pequenos reparos para manutenção de todo acervo do Legislativo, que armazena documentos históricos e atuais da Casa e do Município, alguns deles com mais de dois séculos.

Segundo a chefe do Departamento de Registro, Arquivo e Documentos, Giane Boscolo, o treinamento permitirá aos servidores o manuseio adequado de equipamentos que comporão a sala de processamento técnico para desmetalização, higienização, conservação preventiva e restauração dos documentos do Acervo do Legislativo. No último trimestre, o Departamento recebeu recursos específicos para a gestão de acervos: mesa higienizadora, placa de sucção, lupa de bancada e mesa de luz.

“O arquivo tem como objetivo preservar arquivos documentais que registram a história do município e da Câmara. Nós realizamos o tratamento e armazenamento de todos os documentos enviados, bem como do acervo histórico, com documentos como a ata de inauguração do Legislativo, do ano de 1844”, citou. Além de Giane, outros dois servidores participaram da semana de atividades do curso na Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (ABE).

Na programação foram contempladas aula expositiva, na qual tiveram contato com código de ética do conservador/restaurador e causas de degradação dos acervos, e aulas práticas, para identificação de problemas, elaboração de diagnóstico e execução de técnicas de higienização e de planejamento de conservação de acervos.

O curso foi viabilizado pela Câmara, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, que tem como compromissos o incentivo ao conhecimento técnico dos servidores.