Temas como economia de materiais e descarte adequado de resíduos foram abordados
A Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, sediou, nesta terça-feira, 21, o curso de capacitação A3P, que busca a adoção de referenciais sustentáveis e estimular gestores públicos a adotarem critérios que priorizem a economia de recursos e naturais, além da redução de gastos institucionais, por meio da gestão adequada de bens públicos e resíduos.
No evento, o diretor de educação ambiental da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Tiago Georgette, discorreu sobre assuntos relacionados à melhoria da gestão sustentável na esfera pública; tais como o combate ao desperdício de recursos naturais e bens, inclusão de critérios socioambientais em investimentos, compras e contratações, e também a reciclagem e classificação de resíduos sólidos, que são, segundo Georgette, todo material, substância, objeto ou bem descartado, resultantes de atividades humanas em sociedade.
O diretor também abordou os “3Rs”: reduzir, reutilizar e reciclar. Georgette apontou que é necessário o consumo responsável e criatividade para reutilizar os materiais.
Após a exposição de Georgette, José Oliveira, ativista ambiental, discorreu sobre como a publicidade influencia as pessoas a consumirem bens materiais de forma irresponsável e sem critérios. O ativista alertou sobre as consequências negativas do consumo excessivo, tanto para o cidadão quanto para o planeta, e defendeu a ideia de que uma das formas de colaborar sustentavelmente é pela compressão dos materiais que serão descartados, otimizando assim o espaço que ocuparão nos caminhões que transportam os resíduos sólidos.
Na Câmara, foram fixados cartazes que dão dicas para a economia de recursos. “Uma pessoa que bebe água em copos descartáveis consome, em média, 690 copos durante o ano”, aponta um dos avisos, para aconselhar o uso de caneca ou copo durável, trazido de casa. “Consumimos em média 30 folhas (pessoas/dia) de papel durante o horário de trabalho. Revise o texto antes da impressão e imprima frente e verso sempre que possível”, é outra dica que consta nas paredes do Legislativo.