Plano foi concluído e, agora, será enviado à Câmara
Não esgotada na última quinta-feira, 16, a discussão do Plano Municipal de Educação (PME) teve continuidade nesta segunda-feira, 20, no Teatro Nair Bello. O PME é fruto dos Planos Nacional e Estadual de Educação e a Conferência que o discute é organizada pela Secretaria de Educação. Da Câmara, participaram da segunda parte do debate os vereadores Nilton Santos (PRB), Sidney Pascotto (Lemão da Jeová Rafá – PSC), Aloízio Marinho de Andrade (PT), Antonio Franco de Morais (Toninho Franco – PR), José Eduardo Monteiro Júnior (Jú Negão – PSB), Jorge de Freitas (SD), Prof.ª. Érika Monteiro (PT), Luís Fernando Silveira (Luisinho da Casa Kühl – PSDB) e Erika Tank (Pros).
Nesta segunda, os delegados iniciaram a discussão a partir da meta nº 12 – no total, eram 20. Quando indicadas alterações ao texto base, que chegaram durante o período de consulta pública, elas eram votadas pelos delegados que podiam se manifestar, ainda, com o uso da palavra. Depois disso, a mesa coordenadora da Conferência colocava as propostas para serem votadas. Neste momento, os crachás eram levantados. A maioria vencia e havia possibilidade do voto pela abstenção.
O presidente da Câmara, Nilton Santos, parabenizou a Secretaria de Educação pelo empenho em discutir o PME. “As ideias que surgem podem ser diferentes, pois há vários ângulos de um mesmo assunto e todos eles precisam ser expostos, para uma melhor compreensão acerca das metas e propostas que foram apresentadas, mas o importante mesmo é que, depois das discussões, por meio democrático, cada tema foi devidamente votado”, declarou.
Agora, o PME será enviado à Câmara, para ser discutido e votado pelo Plenário.