Inscrições para o projeto, criado em 2014 pela vereadora Erika Tank, podem ser realizadas de 1º de agosto a 30 de setembro
“Água corrente, água doente: fonte de vida, risco de morte” é o tema deste ano do 2º Concurso de Redação Vinicius de Moraes, idealizado pela vereadora Erika Tank (Pros) e realizado pela Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire. As inscrições serão realizadas de 1º de agosto a 30 de setembro, podendo participar todos os alunos do nono ano do ensino fundamental II, primeiro, segundo e terceiro anos do ensino médio, regularmente matriculados nas escolas públicas e privadas, com textos dissertativos. O apoio ao projeto é da Odebrecht Ambiental.
De acordo com o regulamento do concurso, disponível no site www.limeira.sp.leg.br/concursoredacao, será considerada inscrita a redação manuscrita pelo aluno na folha oficial do concurso, sem rasuras e identificação, acompanhada da ficha de inscrição devidamente preenchida, assinada pelo aluno participante. A redação deverá ter entre 30 e 50 linhas.
A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 23 de outubro, no Plenário Vereador Vitório Bortolan, às 19h, com as presenças dos três primeiros destaques de cada categoria.
De acordo com Erika Tank, com a realização desse concurso a Câmara contribui e incentiva os alunos das escolas limeirenses para a prática da redação e a pesquisa sobre os temas trabalhados. “Temos a preocupação de trabalharmos com temas que foquem no interesse social, para garantirmos o debate sobre esses assuntos e, diante da crise hídrica que nosso Estado enfrentou no ano passado, chamando a atenção da população para a importância da conscientização do uso da água, nada melhor do que provocarmos nossos jovens a escreverem seus argumentos sobre isso”, declarou a idealizadora do Concurso Vinicius de Moraes. Para este ano, a vereadora articulou o apoio cultural da Odebrecht Ambiental para a realização de palestras sobre o tema nas escolas, bem como a premiação das redações vencedoras.
Sendo responsável por debates e discussões que aproximem os jovens do Poder Legislativo, a Escola Legislativa Paulo Freire, por meio da sua chefe, Joyce Hailer, considera a realização do concurso, pelo segundo ano consecutivo, fundamental para contribuir com essa meta. “Atraímos o olhar dos jovens estudantes à Câmara, por meio do debate de assuntos que façam parte do seu cotidiano e, neste ano, nada mais apropriado do que discutirmos a água”, opinou.
A comissão organizadora da atividade este ano na Câmara é formada pelos vereadores professor José Farid Zaine (Pros), Dr. Júlio (Democratas) e Wilson Cerqueira (PT). O telefone da Escola Legislativa é 3404 7517.