Encontro ocorreu na manhã desta terça-feira, 21
A vereadora Erika Tank (Pros) realizou na manhã desta terça-feira, 21, um encontro entre o deputado federal Miguel Lombardi (PR) e profissionais que atuam no transporte escolar de Limeira e região. A finalidade foi debater sobre a padronização da frota de veículos que transportam crianças e a regulamentação da profissão dos condutores.
Na semana passada, centenas de motoristas participaram de uma manifestação para contestar a padronização do transporte escolar. Representantes da categoria temem os prejuízos que a medida proposta podem acarretar para os trabalhadores. Segundo os presentes na reunião desta terça, atualmente os profissionais podem escolher o tipo de veículo, geralmente na categoria van, mas com a nova regra, os veículos padronizados deverão ser maiores, com 45 lugares.
Outro ponto que, segundo a categoria, afetará o setor é a regulamentação da exigência do uso das cadeirinhas também em veículos de transporte escolar. Essa norma foi publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) na semana passada e deve valer a partir de fevereiro de 2016.
Para os condutores presentes, haverá problema para acomodar os dispositivos, uma vez que as cadeirinhas necessitam de cintos de segurança de dois pontos e todos os veículos usam o cinto de dois pontos. Dessa forma, os condutores serão obrigados a escolher entre transportar apenas crianças menores de 7 anos ou apenas maiores dessa idade.
“Todos os condutores são favoráveis aos dispositivos de segurança para as crianças, mas é importante destacar que os veículos que passam por diversas vistorias anuais, estando de acordo com as regulamentações já previstas, são adaptados para que realizem o transporte de forma segura”, lembrou Erika.
Os parlamentares assumiram comprometimento com o assunto e agora os relatos coletados na reunião serão encaminhados à Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados, segundo informou Lombardi. “Vou conversar com os deputados para que possamos discutir melhor esse assunto e talvez até formar uma frente parlamentar para apoiar a categoria”, relatou o deputado, que pretende ainda se reunir com sindicatos e associações em Brasília.
Já a vereadora se comprometeu a realizar um encontro entre profissionais que possam explicar as novas regras e os condutores que atuam na cidade, em parceria com as cooperativas e associações atuantes na cidade. “Vou fazer ainda com que nosso projeto de lei em tramitação na esfera municipal aguarde mais tempo para vir à votação, até que essa situação nacional seja definida”, reforçou Erika.
*** Informações do Gabinete da Vereadora Erika Tank (Pros).