• Inicio
  • Notícias
  • Câmara realiza pesquisa para conhecer leitores do portal

Câmara realiza pesquisa para conhecer leitores do portal

O Núcleo de Informática da Casa avaliou dispositivos, navegadores e tráfego de referência utilizados pelos usuários do site

Data de publicação: 31/07/2014 15:07 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Câmara realiza pesquisa para conhecer leitores do portal
Câmara realiza pesquisa para conhecer leitores do portal

Para conhecer cada vez mais o público que acessa o portal da Câmara Municipal de Limeira (limeira.sp.leg.br), o Núcleo de Informática do Legislativo realizou uma pesquisa para explorar os dispositivos, navegadores, tipos de acesso e o tráfego de referência mais utilizados pelos usuários. A pesquisa foi desenvolvida, no período de 20 de fevereiro a 28 de julho, por meio de dados cadastrados no Google pelos usuários.

Devido ao grande crescimento da internet e redes móveis, o acesso a portais e sites está facilitado e simplificado. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou ainda que cada vez mais nota-se o aumento de usuários com mais de 50 anos, trazendo ao contexto tecnológico diversas visões e opiniões.

Segundo dados da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), o acesso à banda larga móvel pelas redes 3G e 4G cresceu 69% em 2013. No caso do site da Câmara de Limeira, entre os dispositivos que apresentam maior número de acessos ao portal estão iPhone (17,06%) e iPad (13,61%). 

André Luís Toledo, analista de sistemas da Câmara, explica o porquê dessa concentração de acessos por essas plataformas. “O iPhone possui diversas versões ativas, desde o 3 até o 5. Já os dispositivos que utilizam o sistema Android, apresentam diversos modelos. Assim, enquanto a contagem de acesso por iPhone é feita em conjunto, a do Android é separada por modelos”, justifica Toledo.

Atualmente, o navegador de internet que mais cresce é o “Google Chrome”, porém nas estatísticas do Legislativo, o Internet Explorer é o que apresenta maior número de acessos (47,73%), seguido pelo Chrome (41,86%).  De acordo com o analista, isso ocorre devido ao grande número de pessoas que não são habituadas a internet e assim, não instalam outros navegadores. “Outro fator que colabora para essa ocorrência é o mesmo do iPhone: o grande número de versões”, explicou Toledo.

Dados da Telebrasil mostram que o acesso à internet em banda larga apresentou um crescimento de 55% em 2013. Porém, nem sempre o acesso é direto, ou seja, o usuário entra diretamente no link do portal. A análise do Núcleo de Informática da Câmara de Limeira aponta que o acesso direto ainda predomina com 15.392 sessões, mas o método por busca ou pesquisa está logo atrás com 12.692. Há também o acesso por referência – no qual ocorre um direcionamento – com 4.739 sessões e por rede com 2.589.

Entre o acesso por referência predomina o antigo site da instituição (camaralimeira.sp.gov.br), apresentando 60,17% do acesso. Os usuários são direcionados ainda por meio do Facebook - incluindo o acesso móvel - totalizando 34,46%.

Em meio à “era tecnológica”, o objetivo da Câmara de Limeira com essa pesquisa e análise é conhecer um pouco mais sobre o perfil dos usuários do portal, aproximando-se dos anseios da população.