Prefeitura responde questionamentos de Erika Tank

Os requerimentos abordavam manutenções e adequações de semáforos em vias movimentadas

Data de publicação: 29/07/2014 12:24 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Prefeitura responde questionamentos de Erika Tank
Prefeitura responde questionamentos de Erika Tank

A vereadora Erika Tank (Pros) recebeu resposta de três requerimentos, apresentados em junho, que abordam a apropriação de semáforos.  A parlamentar solicitou estudos para a adequação de sinais que apresentam dificuldade de visualização durante o dia, como os da Avenida Fabrício Vampré, Avenida Assis Brasil, Rua Senador Vergueiro, Rua Dr. Trajano e Rua Sete de Setembro. Segundo ela, quando o sol está mais ao horizonte, alguns semáforos apresentam dificuldades de visualização, sendo quase impossível em alguns momentos enxergá-los, o que pode causar acidentes.

Em resposta, a Secretaria de Mobilidade Urbana informou que a dificuldade de visualização das cores dos semáforos se dá em virtude do tipo de lâmpada utilizada nos mesmos. “O Departamento de Trânsito já está providenciando a substituição de algumas unidades por lâmpadas do tipo LED, que melhoram as condições de visualização, além de serem mais econômicas, duráveis e de fácil manutenção”, informa. Segundo a pasta, a troca se dará dentro das possibilidades de recursos financeiros e contratuais desse departamento.

 

SEMÁFOROS NOTURNOS

Para oferecer mais segurança à população, Erika Tank sugeriu, em outro requerimento, que o funcionamento dos semáforos das principais vias seja estendido aos finais de semana. “Neste período, nossas ruas e avenidas recebem um fluxo mais intenso de veículos, por conta das atividades noturnas. Assim, caso o Executivo adote essa medida, certamente garantiríamos mais segurança aos condutores que trafegam à noite”, completou a vereadora.

A Secretaria de Mobilidade Urbana e o Departamento de Trânsito informaram que irão realizar estudos e providenciar a alteração no período de funcionamento dos semáforos caso identifiquem a necessidade.

 

SEMÁFORO SONORO

Em outra propositura, a vereadora se atenta às dificuldades enfrentadas por deficientes visuais. Ela requereu estudos para que sejam implantados semáforos com mecanismo que emita sinais sonoros, para a orientação de pedestres em vias de grande circulação de pedestres.

Ela lembrou, ao justificar o documento, que a lei federal 10.098/2000, responsável por normas para a promoção da acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, estabelece que os semáforos emitam sinais sonoros suaves. “Porém, sabemos que a regra não é obedecida, o que faz com que os deficientes encontrem dificuldades para atravessarem as ruas com segurança. Além disso, o mecanismo beneficiaria crianças e pessoas idosas, grupos suscetíveis a acidentes de trânsito”, finalizou Erika.

A Secretaria e o Departamento responsáveis informaram à vereadora que estão providenciando a instalação dos equipamentos referidos dentro das possibilidades contratuais vigentes.