Orquestra de Violeiros se apresenta na Câmara

Com regência de Emanuel Massaro, grupo fez apresentação empolgante

Data de publicação: 25/07/2014 10:28 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Orquestra de Violeiros se apresenta na Câmara
Orquestra de Violeiros se apresenta na Câmara

Enquanto a aguardada chuva ocorria, nesta noite fria de quinta-feira, 24, o clima era de confraternização total dentro da Câmara Municipal de Limeira, no Espaço Cultural Vereador Milton Ferrari, entre os integrantes da Orquestra de Violeiros, com regência de Emanuel Massaro. O grupo, que pertence à Escola Livre de Música (ELM), fez uma apresentação de 60 minutos para celebrar os 170 anos do Legislativo, com canções que retratam a saudade, o amor, a terra, o choro e a verdadeira felicidade, ligada aos detalhes simples e singelos do cotidiano – que a gente nem sempre repara. A comissão dos vereadores que organizou as atividades de aniversário é formada pelos professores José Farid Zaine (Pros) e Érika Monteiro (PT), Wilson Cerqueira (PT), Dr. Júlio (Democratas) e Miguel Lombardi (PR). Farid é o presidente. A apresentação contou com participações de alunos e professores de vários cursos da ELM, como o coro popular, a percussão, a bateria e o baixo. Houve a participação de Débora Vidoretti, que tocou escaleta.

Para Massaro, a apresentação da Orquestra tem muito em comum com as celebrações dos 170 anos da Câmara. “Enquanto buscamos resgatar a música caipira, um cultura tão brasileira, o Legislativo resgata a sua história no desenvolvimento da cidade”, disse.

Farid comentou que as primeiras ações da comemoração de aniversário foram muito positivas e bem aceitas pela população, que participou ativamente delas. “Com os projetos culturais, buscamos atingir um público que nem sempre vem ao Legislativo, para comemorar seu aniversário e conscientizar os cidadãos do importante papel que desempenham quando vêm à Câmara”, afirmou.  Além de Farid, o vereador Ronei Martins (PT) participou da apresentação dos músicos. O maestro da Orquestra Sinfônica de Limeira, Rodrigo Müller, também esteve presente.

Farid pontuou que o foco da celebração dos 170 anos agora é o trabalho do Memorial do Legislativo, que terá uma prévia na exposição que será lançada no dia 16 de setembro. A curadoria da mostra e do Memorial é de responsabilidade do historiador João Paulo Berto. No dia 16 também, a Escola Legislativa Paulo Freire realiza, durante todo o dia, o projeto “Casa Aberta”, em que os setores e os departamentos da Câmara estarão abertos para que o público conheça a rotina dos servidores.