Atividade é lei aprovada pelo Legislativo desde 2013
O Plenário Vereador Vitório Bortolan recebeu centenas de pessoas para a 2ª Semana de Conscientização sobre a Doença Dependência Química. A atividade ocorreu nesta quarta-feira, 16, e é lei aprovada pela Câmara Municipal de Limeira, de autoria da vereadora Dra. Mayra Costa (PPS), desde 2013. Para o debate, participaram os psicólogos Cesar Rosolen Jorge e Luciana Benedeti Lavoura e o coordenador de prevenção às drogas de Campinas, Nelson Hossri Neto. Os vereadores André Moisés (PSB), Erika Tank (Pros), José Roberto Bernardo (Zé da Mix – PSD), Dr. Júlio (DEM), Nilton Santos (PRB), Wilson Cerqueira (PT) e Dra. Mayra compareceram ao projeto, além da conselheira do Fundo Social de Solidariedade, Denise Vinco Lima, que representou o prefeito Paulo Hadich (PSB). O tema da discussão foi “Tratamento e Família”. O Padre Haroldo Rahm e o secretário nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, Vitore André Cilio Maximiano, não puderam comparecer por motivos particulares.
Jorge é gestor técnico do Programa “Despertar para a Vida”, da Instituição Padre Haroldo, de Campinas. Ele explicou como funciona o local, que auxilia pessoas com síndrome de dependência alcoólica e química. Hossri Neto expôs parte dos programas adotados na cidade em que atua no combate e na prevenção ao tema debatido. Luciana, que é mestre em psicologia escolar e coordenadora da equipe de estimulação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Limeira, trouxe dados da campanha de prevenção sobre os perigos e os riscos das bebidas alcoólicas na gestação.
Luciana, durante sua palestra sobre alcoolismo e gestação
Antes das palestras, que contaram com vídeos e slides, o público assistiu a uma apresentação teatral que durou cerca de 15 minutos. Exibindo o drama e a esperança das pessoas que convivem com dependentes químicos, e a importância do amor para vencer o preconceito, a peça foi interpretada pelo grupo Missão Intimidade, emocionando a plateia. O grupo é da Paróquia de Santa Luzia, do bairro Vista Alegre, tendo como pároco o Padre Danilo Rodrigues. Ivanildo Salvador Fernandes representou os vereadores da terceira idade e Matheus Gelaccic Neto, os vereadores juniores. Ao final das palestras, o público pode participar.