• Inicio
  • Notícias
  • Iluminar: Erika Tank visita Campinas para conhecer projeto que acolhe vítimas de violência sexual e doméstica

Iluminar: Erika Tank visita Campinas para conhecer projeto que acolhe vítimas de violência sexual e doméstica

Vereadora realizou visita na manhã desta segunda, 7

Data de publicação: 07/04/2014 16:26 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Iluminar: Erika Tank visita Campinas para conhecer projeto que acolhe vítimas de violência sexual e doméstica
Iluminar: Erika Tank visita Campinas para conhecer projeto que acolhe vítimas de violência sexual e doméstica

A vereadora Erika Tank (Pros), juntamente com a presidente do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) de Limeira, Ana Maria Leme da Silva Sampaio, e a primeira-dama e presidente do Fundo de Solidariedade, Deise Hadich, esteve na cidade de Campinas na manhã desta segunda-feira, 7, para conhecer mais detalhes do projeto Iluminar, da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. As três foram recebidas pela médica Verônica Gomes Alencar, coordenadora do projeto.

Criado em 2001, o Iluminar coloca órgãos governamentais, municipais e estaduais das áreas de saúde, educação, segurança pública e organizações da sociedade civil envolvidos na questão da violência contra a mulher. O objetivo é enfrentar o problema da violência sexual e doméstica, com foco no acolhimento da pessoa fragilizada pela situação sofrida e no atendimento de qualidade à todas as vítimas de violência na cidade.

Em março, uma reunião realizada na Câmara Municipal, a pedido da vereadora, começou a fomentar a criação de uma rede em Limeira que vise organizar o fluxo de atendimento das vítimas de violência, aperfeiçoando os caminhos a serem seguidos pelas vítimas de violência dentro dessa rede.

“Essa rede visa, principalmente, a capacitação dos profissionais para um atendimento mais humanizado das vítimas de violência, acolhendo e cuidando justamente no momento em que estão mais vulneráveis”, garante a vereadora.

Em Campinas, essa rede trabalha para criar mecanismos que facilitem o rompimento do ciclo de violência. Por isso, as vítimas são orientadas para a importância de denunciar, realizar boletim de ocorrência e exame de corpo delito para que o processo judicial seja instaurado e se possa realmente punir os responsáveis. A atenção integral às vítimas também inclui atendimento médico.

Segundo a coordenadora do projeto, o Iluminar tem atingido os objetivos a que se propôs e tem sido um potente instrumento para quebrar o ciclo da violência, seja através das denúncias de casos de violência sexual urbana, seja no atendimento integral das crianças, adolescentes e mulheres vítimas. ï»¿

 

*** Informações do Gabinete da Vereadora Erika Tank (Pros)