• Inicio
  • Notícias
  • Em dois anos, Tatiane Lopes teve seis projetos aprovados em prol dos animais

Em dois anos, Tatiane Lopes teve seis projetos aprovados em prol dos animais

Vereadora fez balanço e declarou que conquista ocorreu durante os primeiros anos de mandato

Data de publicação: 05/12/2022 11:45 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Em dois anos, Tatiane Lopes teve seis projetos aprovados em prol dos animais
Em dois anos, Tatiane Lopes teve seis projetos aprovados em prol dos animais

Representante da causa animal, a vereadora Tatiane Lopes (Podemos), que se elegeu com intuito de criar legislação em prol dos animais, teve mais de seis projetos de lei aprovados com a temática “direitos animais” nos dois primeiros anos de mandato. Esse balanço foi feito pela parlamentar.

Fazendo uma avaliação do período, Tatiane Lopes se disse satisfeita com o avanço na legislação, mas defende que ainda há muito a ser feito. “Eu fico imensamente feliz que meus projetos tenham sido aprovados e é uma forma de agradecer àqueles que deram um voto de confiança ao meu trabalho. Para mim, é gratificante saber que minha dedicação tem sido revertida em melhorias para os animais do município”, considerou. 

A parlamentar acredita que, apesar das conquistas, ainda há um longo caminho a ser percorrido. “Nossa cidade, quando comparada a outras da região, está bastante atrasada em termos de políticas públicas para os animais. Continuarei legislando, fazendo valer minha voz pelos animais e cobrando o Poder Executivo até o momento em que eu estiver como vereadora. É meu compromisso com aqueles que votaram em mim e, sobretudo, com os animais - único motivo de eu estar no Legislativo hoje”, afirmou.

Além dos projetos de lei aprovados, a vereadora destacou que tem atuado de diversas formas pelos animais: “Nesses quase dois anos foram muitas ações concretizadas e não apenas os projetos de lei aprovados. Isso demonstra que eu e meu gabinete estamos empenhados e levando muito a sério nosso trabalho”. 

Dentre as ações realizadas pela vereadora, ela elencou na prestação de contas que fez com a sociedade, a exposição fotográfica dos animais tutelados pelo Lar Temporário Municipal, a fim de viabilizar a adoção; pedágios de conscientização contra abandono e maus-tratos a animais em parceria com a Polícia Militar; palestras de conscientização em escolas e condomínios; campanha de conscientização com síndicos com o projeto “Condomínio Amigo dos Animais”; suporte para diversas denúncias de maus-tratos; sugestão de criação de um monumento contra crueldade animal, que será inaugurado em breve; e sugestão de alteração do nome do canil municipal para “Lar Temporário Municipal”.

A parlamentar também cobrou melhorias na estrutura do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), algumas delas atendidas pela gestão; cobrou autoridades para que melhorem a fiscalização da soltura de fogos com estampido; cobrou para que o Banco de Ração, hoje em funcionamento, se concretizasse; e cobrou fiscalização das verbas do poder público para os animais.

Além disso, segundo Tatiane, ela sugeriu à Prefeitura para contratar ônibus castramóvel em regime de mutirão, que em breve iniciará as castrações nos bairros; acompanhou mutirões de castração em algumas cidades a fim de trazer ideias para Limeira;  articulou e fez reuniões para viabilizar a criação do setor de combate aos maus-tratos na Delegacia de Investigações Gerais (DIG); atuou na reativação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Animais (COMDDA); fez  representação no Ministério Público cobrando da Prefeitura a realização de castrações; atuou para que o castramóvel passasse a atender nos bairros; criou abaixo assinado e coleta de assinaturas para implementação de hospital público veterinário em Limeira através do “Programa Meu Pet”; se reuniu com protetores independentes para ouvir as demandas da causa e apresentar o trabalho desenvolvido no mandato; levou demandas da causa animal ao Parlamento Regional, como a criação de Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS), sugeriu a criação de um plano para fiscalização de fogos de artifício para as polícias Militar e Civil e formação para os policiais investigarem casos de maus-tratos a animais. 

A parlamentar também afirmou ter sido responsável por mobilizar a arrecadação de toneladas de tampinhas para projetos de castração; arrecadar e doar rações para os animais de famílias em situação de vulnerabilidade e para animais carentes; e angariar recursos financeiros para a causa animal. “Enviei toda minha emenda impositiva em prol dos animais e busquei e consegui verbas com deputados para os animais de nossa cidade”, relatou.  

Dentre algumas das leis aprovadas, de autoria da parlamentar, estão a Lei Ordinária N° 6796/2022, que dispõe sobre a regulamentação de animais comunitários em Limeira; a Lei Ordinária Nº 6806/2022, que prevê a perda da guarda para abandono e maus-tratos a animais e pagamento de multa pelo agressor para tratamento de reabilitação do animal agredido; a Lei Ordinária Nº 6.886/2022, que institui Educação em Direitos Animais nas escolas municipais, a Lei Ordinária Nº 6747/2022, que institui formação adequada de voluntários especialistas em comportamento animal aos funcionários do Centro de Controle de Zoonoses; a Lei Ordinária Nº 6817/22, que implementa voluntariado no DPBEA; e o Projeto de Lei Nº 119/2022, que permite a aplicação de multa imediata em casos de maus-tratos, quando da fiscalização do DPBEA. “Convém pontuar que também tive incisiva participação na aprovação do projeto de lei que proíbe a soltura de fogos de artifício com estampido no município de Limeira”.

A vereadora sinalizou, por fim, que outros projetos já estão tramitando pelas comissões e que, para o ano que vem, planeja estudar e desenvolver mais propostas em prol dos animais. “Atualmente, tramita nas comissões um projeto de minha autoria que proíbe a circulação de animais de grande porte na área urbana, um que proíbe que animais fiquem acorrentados o tempo todo, outro que prevê capacitação e formação continuada para os fiscais que atuam no DPBEA e, por fim, um que proíbe rodeios em Limeira. Além disso, temos outros temas em estudo e tenho certeza que 2023 será um ano frutífero para os animais, como foram os dois primeiros anos do meu mandato”, finalizou a parlamentar.

Do Gabinete Parlamentar - Vereadora Tatiane Lopes (Podemos)

Foto do Gabinete Parlamentar

As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.