Dia de Combate à Aids: vereador faz alerta sobre prevenção e tratamento

Everton Ferreira explica doença e como procurar ajuda na saúde pública de Limeira

Data de publicação: 01/12/2022 14:00 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar

Dia de Combate à Aids: vereador faz alerta sobre prevenção e tratamento

O Dia Mundial de Combate à Aids, realizado em 1º de dezembro, foi lembrado pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Everton Ferreira (PSD), como uma oportunidade para desenvolver e reforçar o esforço da luta contra a doença. A data, escolhida pela Organização Mundial de Saúde e instituída em 1988, é celebrada anualmente para alertar a população sobre a doença.

Por sua vez, "o Dezembro Vermelho é uma campanha nacional, instituída pela Lei nº 13.504/2017, que estimula a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis”, segundo a Fiocruz.

De acordo com o Grupo de Incentivo à Vida (GIV), "a AIDS se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema imunológico do corpo, com o organismo mais vulnerável ao aparecimento de doenças oportunistas, que são doenças que normalmente o corpo humano controla, mas que na presença do HIV elas se manifestam com maior frequência. Entre elas estão tuberculose, toxoplasmose ou alguns tipos de câncer. O próprio tratamento dessas doenças fica prejudicado com a presença do vírus HIV no organismo".

Conforme o parlamentar, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), a população tem acesso gratuito aos mecanismos de tratamento da infecção, de prevenção, de diagnóstico e aos medicamentos. "O SUS fornece tratamento antirretroviral, bem como o acesso à testagem de sorologia e ao preservativo nas unidades de saúde", explicou. "Infelizmente, a Aids é uma doença que não tem cura, porém hoje em dia é possível conviver com o vírus HIV e viver com qualidade de vida."

O vereador ainda ressaltou os preconceitos e estigmas que pessoas com Aids sofrem. "É de extrema relevância que a população tenha consciência que a Aids não se contrai com abraço e aperto de mão, o vírus HIV é contraído de uma pessoa infectada, ou seja, o vírus precisa ser transmitido de uma pessoa para a outra. Há ainda outras formas de transmissão, como por meio da transfusão de sangue contaminado, uso de drogas injetáveis e compartilhamento de instrumentos que furam ou cortam que não são esterilizados", disse.

Segundo Everton, em Limeira a população conta com apoio do Serviço Especializado em Moléstias Infectocontagiosas (Semil). Em caso de dúvida, o munícipe pode entrar em contato diretamente com o serviço e agendar o atendimento. A unidade está localizada na Rua Sergipe, 906, na Vila Cláudia, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Os telefones de contato são: 3442-4796 e 3444-2020.

"A luta pelo combate a Aids não é só no mês de dezembro, a importância do cuidado à saúde e prevenção dessa doença é todos os dias. É necessário estarmos em alerta e agir através de um esforço conjunto, que envolva a sociedade e órgãos públicos para que promovam a conscientização e atitudes positivas diante dessa doença", defendeu.

Do Gabinete Parlamentar - Vereador Everton Ferreira (PSD)

Foto: Gabinete Parlamentar

As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.