Câmara de Limeira recebe alunos do Senac para visita guiada

Projeto visa oferecer noções de educação política para jovens

Data de publicação: 01/12/2022 16:45 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira

Câmara de Limeira recebe alunos do Senac para visita guiada

Alunos do Senac participaram nesta quinta-feira, 1º de dezembro, de uma visita guiada à Câmara Municipal de Limeira. Trata-se do projeto Câmara Escola, que tem por objetivo ensinar noções de educação política enquanto os estudantes conhecem as dependências do Legislativo.

Os alunos aprenderam sobre a história da Câmara, o papel dos três poderes, principalmente do Legislativo, o que é preciso para ser um vereador e o que ele faz, como são as sessões ordinárias, as comissões permanentes e temporárias, como uma lei é criada e qual a estrutura administrativa necessária para o funcionamento da Câmara e para o atendimento à população. Eles também participaram de uma simulação de sessão ordinária e votaram simbolicamente projetos inventados por eles.

Durante a visita os alunos acompanharam o final da reunião do Colégio de Líderes, na sala da presidência da Câmara, e puderam conversar com o presidente Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), Tatiane Lopes (Podemos), Mariana Calsa (PL), Elias Barbosa (PSC), Helder do Táxi (MDB) e Ju Negão (PV). O presidente explicou como se dá a escolha da pauta para a votação na sessão ordinária e falou da importância dos diferentes tipos de projetos de lei para todos os cidadãos.

Projeto Câmara Escola

O projeto Câmara Escola foi instituído pela Resolução Nº 675/2017, de autoria do ex-vereador Toninho Franco, e tem por objetivo aproximar crianças, adolescentes e jovens do Legislativo Municipal e despertar o interesse deles pela vida política da cidade.

Além de conhecer as dependências da Casa e a estrutura funcional, os visitantes também recebem noções sobre educação política, tudo de forma apartidária e com finalidade exclusiva de contribuir com a formação de cidadãos conscientes sobre o seu papel de agentes de transformação da sociedade.

Para agendar visitas

O agendamento das visitas guiadas pode ser solicitado pelo e-mail

escolalegislativa@limeira.sp.leg.br

. O interessado deve informar o número previsto de visitantes e um telefone de contato. Os servidores da Escola Legislativa retornarão o contato para encontrar a melhor data disponível para a visitação. Podem participar escolas públicas e privadas, faculdades e universidades ou grupos organizados.