Em Pirassununga, vereadora debate investigação de maus-tratos contra animais

Tatiane Lopes falou sobre a experiência de Limeira em reunião da Polícia Civil

Data de publicação: 17/05/2022 14:00 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar

Em Pirassununga, vereadora debate investigação de maus-tratos contra animais

O trabalho de combate aos maus-tratos realizado pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Limeira se tornou referência para outros municípios. No dia 11 de maio, a vereadora Tatiane Lopes (Podemos) participou de reunião em Pirassununga com servidores do Executivo e Legislativo para falar sobre o tema. O convite à parlamentar foi feito pelo delegado Seccional de Limeira, Antonio Luis Tuckumantel.

O delegado da DIG de Limeira, Leonardo Burguer, também participou e falou sobre a importância da criação do setor de investigação aos casos de maus-tratos. A área estratégica foi criada em fevereiro, conforme Tatiane, e possui significativa atuação no município. “Um dos casos de maior repercussão foi o resgate de mais de 100 cachorros da raça ‘lulu da pomerânia’ de um canil clandestino, no mês de abril”, mencionou.

O intuito da reunião, por iniciativa de Tuckumantel, foi apresentar às autoridades do Poder Legislativo e Executivo de Pirassununga, além de guardas municipais, o trabalho desenvolvido no combate aos maus-tratos pela DIG, segundo Tatiane Lopes. “A delegada de Pirassununga, Tatiane Parizotto – que já vem desenvolvendo um trabalho para crimes contra animais no município – também participou da reunião e se mostrou muito interessada na atuação da DIG. Dado o trabalho desenvolvido pelo setor em Limeira, outros municípios estão sendo orientados a implementarem o mesmo projeto em favor da defesa da vida dos animais”, destacou a vereadora.

Tatiane Lopes elogiou o trabalho realizado pelo setor. “Demos um grande salto na luta contra os crimes a animais. Podemos dizer com tranquilidade que o cenário, antes da criação do setor, era outro muito diferente; havia uma sensação de impunidade. Hoje, as pessoas sabem que há um setor específico para esse tipo de crime. Limeira tem se tornado destaque nessa área, graças ao Dr. Tuckumantel e ao Dr. Leonardo. Era um sonho antigo da causa animal que hoje se concretiza. Então, nada mais justo que esse sonho passe a ser realidade em diversas outras cidades”, considerou.

Na reunião foram pautados o cenário contra os maus-tratos a animais em Limeira e na cidade visitada, as dificuldades enfrentadas para a criação do setor e as medidas adotadas para investigar as denúncias. “A conversa foi ótima e pudemos conhecer um pouco da realidade de Pirassununga. Almejamos que, em breve, a cidade também conte com um setor contra maus-tratos”.

Por fim, Tuckumantel informou à vereadora que pretende fazer reuniões em outras cidades da região a fim de difundir a iniciativa.

Do Gabinete Parlamentar - Vereador Tatiane Lopes (Podemos)

Foto: Gabinete Parlamentar

As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.