Vereador Everton Ferreira chama a atenção para cuidados com a saúde mental

Campanha Janeiro Branco é dirigida para todas as pessoas, principalmente pacientes psiquiátricos

Data de publicação: 07/01/2022 16:15 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar

Vereador Everton Ferreira chama a atenção para cuidados com a saúde mental

Este mês é marcado pela campanha Janeiro Branco, que tem como foco a saúde mental. A campanha, segundo o vereador Everton Ferreira (PSD), presidente da Comissão de Saúde da Câmara e ex-diretor de Gestão Administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, chama a atenção para a importância dos cuidados com a saúde mental, que está afetando todo o mundo pela pandemia do novo coronavírus.

De acordo com informações levantadas pelo parlamentar, o Brasil permanece sendo o país com maior prevalência de ansiedade no mundo, com 9,3% da população afetada. Conforme publicação da Agência Brasil, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) relatam que o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalentes a 5,8% da população, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%. A agência pública de notícias relata ainda que a depressão é uma doença que afeta 4,4% da população mundial.

De acordo com a descrição do vereador, com base na Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), “a depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade há muito tempo, é transtorno comum, porém muito sério, que pode interferir na vida diária do ser humano. No sentido patológico, é causada por fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos, apresentando sinais de tristeza, luto, pessimismo, irritabilidade e baixa autoestima. Esses e outros sinais aparecem com frequência”.

A campanha Janeiro Branco, para o vereador, é dirigida para todas as pessoas, principalmente para os pacientes psiquiátricos que sofrem hoje em dia preconceito com relação a seu estado mental. “Nosso objetivo é incentivar, cada vez mais, as pessoas a procurarem ajuda, a buscarem auxílio. Infelizmente, as pessoas que possuem algum transtorno psiquiátrico sentem muita vergonha de procurar alguma unidade básica de saúde, para tratar de sua saúde mental”, reconheceu Everton.

O vereador informou que pretende, no próximo mês, protocolar duas proposições sobre o tema: um requerimento e um projeto de lei.

*Informações do Gabinete Parlamentar

**Foto: Gabinete Parlamentar