Everton Ferreira defende vacinação contra covid com segunda dose e dose adicional

Vereador analisou dados sobre vacinação em Limeira e no Estado de São Paulo

Data de publicação: 06/12/2021 16:15 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar

Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, o vereador Everton Ferreira (PSD) fez um levantamento, nesta segunda-feira, 6 de dezembro, sobre a vacinação contra a covid-19, em Limeira e no Estado de São Paulo, com base em dados oficiais. Com os resultados, o parlamentar continua defendendo a importância da vacinação com as duas doses e, especialmente, com a dose adicional.

"As vacinas são agentes imunizadores que são usadas na prevenção de doenças. As substâncias que compõem as vacinas são produzidas em laboratório e têm como principal função treinar o sistema imunológico contra diferentes tipos de infecções", esclareceu. "Com a pandemia da covid-19, a importância da vacinação se tornou mais evidente no mundo inteiro. A vacina é uma das principais formas de prevenir doenças. Com imunidade, o corpo fica protegido de bactérias e vírus que afetam gravemente o ser humano."

De acordo com o vereador, o Plano Nacional de Imunização conta com quatro vacinas, a Coronavac/Butantan, a AstraZeneca/Oxford a Pfizer e a Janssen, em aplicação no território nacional.

Segundo levantamento do parlamentar, com base na plataforma Vacinômetro, no Estado de São Paulo foram aplicadas 78.924.145 doses.

O vereador também apurou a vacinação em Limeira, conforme boletim da Secretaria de Saúde da Prefeitura: 505.190 vacinas contra a covid-19 foram aplicadas na cidade, das quais 249.115 da primeira dose, 217.591 da segunda, 8.167 de doses únicas e 30.317 de doses adicionais. "Sendo 86,57% com esquema vacinal completo e 95,53% com primeira dose", apresentou.

"Com avanço de uma nova variante, a ômicron, que foi descoberta na África do Sul e detectada em cerca de 40 países, incluindo o Brasil, e que chama mais atenção pela quantidade e pela variedade de mutações genéticas, não sabemos ao certo o quanto a ômicron é mais transmissível ou se consegue escapar da imunidade obtida com as vacinas ou com infecção prévia", avaliou Everton.

Para enfrentar essa nova variante, de acordo com o parlamentar, o Governo do Estado de São Paulo avançou no prazo da vacina contra a covid-19. "O prazo para a dose adicional será de quatro meses. A partir de hoje, em nosso município de Limeira, a medida já foi atendida", comunicou o vereador. "A vacina pode ser escolhida entre CoronaVac e Pfizer, toda a população acima de 18 anos pode ser vacinada com dose adicional. Para as pessoas que se vacinaram com Janssen na primeira dose, o prazo é menor, ou seja, de 61 dias. E, para os imunossuprimidos, o intervalo é de 28 dias a partir do esquema vacinal."

As doses adicionais e a segunda dose estão disponíveis em algumas Unidades Básicas de Saúde. Os horários de funcionamento e os endereços podem ser consultados no site da Prefeitura (www.limeira.sp.gov.br/vacinacao). É necessário apresentar documento de identidade, cartão do SUS, comprovante de residência e comprovante de vacinação completo.

"A vacinação é de extrema importância, e é uma das ações de saúde coletiva mais eficaz, tendo um grande impacto na redução da mortalidade. Nós cidadãos devemos sim confiar nas vacinas, pois é uma forma segura e eficiente contra as doenças", ressaltou Everton.

*Informações do Gabinete Parlamentar

**Foto: Gabinete Parlamentar