Vereadora Terezinha ressalta a importância do incentivo à doação de órgãos

Prefeitura informou que campanha é feita pelos meios de comunicação oficiais

Data de publicação: 23/07/2021 13:45 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar

Vereadora Terezinha ressalta a importância do incentivo à doação de órgãos

A vereadora Terezinha da Santa Casa (PL) solicitou, por meio do Requerimento Nº 184/2021, informações à Prefeitura sobre a divulgação da Lei Jonas Brito (Lei nº 5570/2015), que dispõe sobre a campanha permanente de conscientização da importância da doação de órgãos em Limeira. Em atendimento ao pedido da parlamentar, o Executivo informou que a divulgação é realizada em todos os canais oficiais da Prefeitura, como redes sociais e o Jornal Oficial do Município.

“É importante que todos colaborem e incentivem a doação, esse gesto tão nobre, capaz de transformar realidades. Cada doador pode salvar até dez vidas, por isso é necessário um olhar diferenciado e consciente a essa causa”, ressaltou a parlamentar.

Desafios da doação de órgãos

De acordo com dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), até 31 de julho de 2020 havia 46.181 pacientes aguardando por um transplante. Com a pandemia, as doações de órgãos caíram 40%.

Segundo a parlamentar, a doação de órgãos acontece desde a década de 1960 no Brasil. Conforme a vereadora, atualmente, o país é o segundo maior transplantador de órgãos e tecidos no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

*Informações do Gabinete Parlamentar