Terezinha se reúne com presidente da Associação Limeirense de Ostomizados

Entidade leva informações e luta pelos direitos dos ostomizados e incontinentes

Data de publicação: 15/04/2021 16:00 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar

Terezinha se reúne com presidente da Associação Limeirense de Ostomizados

A vereadora Terezinha da Santa Casa (PL) se reuniu, nesta quarta-feira, 14 de abril, com Leandro Ribeiro, fundador e presidente da Associação Limeirense de Ostomizados - ALÔ! O Chamado à Nova VIDA. No encontro,  Ribeiro falou sobre as condições das pessoas ostomizadas em Limeira e alguns pontos que necessitam de mais atenção, como a carência de informações, orientações às pessoas recém-ostomizadas e as condições de entrega dos materiais, que hoje é realizada pelo Estado, por meio do Departamento Regional de Saúde (DRS-10) de Piracicaba.

Terezinha se propôs a ajudar e se colocou à disposição da entidade “Contem comigo. É necessário levar mais informação para a população sobre esse procedimento, que enfrenta uma série de dificuldades e preconceitos, e juntos buscarmos parceiros e melhores políticas públicas, visando um melhor tratamento, acompanhamento e qualidade de vida dessas pessoas”, finalizou a parlamentar.

Ostomia

Segundo dados do Movimento Ostomizados BR (MOBR), a estimativa é que haja no Brasil 450 mil pessoas ostomizadas, de todas as idades, que precisaram passar por uma intervenção cirúrgica, que consiste em realizar uma abertura ou caminho alternativo de um órgão interno com o meio externo. Segundo a parlamentar, a ostomia pode ser de eliminação, respiração ou alimentação. No caso de eliminação, que são a grande maioria, é ocasionado por doenças inflamatórias intestinais, incontinência urinária, fecal e feridas, anomalias congênitas, doença de Chagas, traumas abdominais e câncer. Tais doenças comprometem o correto funcionamento dos órgãos, como intestino, ânus, cólon e reto e a pessoa passa  a usar uma bolsa coletora.

ALÔ! O Chamado à Nova Vida

Sem fins lucrativos, a Associação Limeirense de Ostomizados - ALÔ!  existe desde agosto de 2019 e reúne cerca de 80 pessoas ostomizadas e também seus familiares, cuidadores e profissionais da saúde.

“Mas a estimativa é que entre pessoas ostomizadas e com incontinência esse número passe de 700, o que afeta e envolve diretamente mais de três mil pessoas em Limeira. A ALÔ! tem o intuito de levar informação, conhecimento e apoio psicológico, emocional e espiritual, além da luta pelos direitos dos Ostomizados e Incontinentes”, explicou Ribeiro.

*Informações do Gabinete Parlamentar