• Inicio
  • Notícias
  • Comissão de Saúde solicita dados da Prefeitura sobre vacinação contra a covid-19

Comissão de Saúde solicita dados da Prefeitura sobre vacinação contra a covid-19

Vereadores querem que informações sejam enviadas semanalmente

Data de publicação: 15/04/2021 13:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Comissão de Saúde solicita dados da Prefeitura sobre vacinação contra a covid-19
Comissão de Saúde solicita dados da Prefeitura sobre vacinação contra a covid-19

Com o objetivo de monitorar a atualização da planilha de vacinação contra covid-19 em Limeira, a Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo deliberou pelo envio de ofício à Prefeitura, para que a Secretaria Municipal de Saúde disponibilize, semanalmente, os números de doses recebidas e pessoas vacinadas. O assunto foi abordado na reunião desta quinta-feira, 15 de abril, pelos vereadores Everton Ferreira (PSD), presidente; e Lu Bogo (PL), vice-presidente.

O colegiado também requer dados atualizados sobre a quantidade de pessoas que receberam a primeira dose, mas que estão com a segunda dose da vacina atrasada e precisam completar o processo de imunização. O vereador Everton citou que, no último levantamento que teve acesso, 1,7 mil munícipes se enquadraram nessa situação, porém já houve uma diminuição nesse indicador.  

O presidente da Comissão de Saúde deu ciência em relação ao avanço da execução dos planos nacional e estadual de vacinação contra covid-19 na cidade. Até o momento, segundo Everton Ferreira, Limeira recebeu 64.775 doses, das quais 51.947 foram aplicadas. Entre os vacinados com a primeira dose estão: profissionais da área de saúde (5.021), idosos abrigados (324), cuidadores de idosos (103), idosos (29.365), acamados (219), indígenas (zero), profissionais da força de segurança (1.539) e bloqueio (13). Este último grupo se refere a pessoas imunizadas em áreas de possível risco de surto.

O vereador forneceu ainda o levantamento atualizado acerca dos vacinados com a segunda dose. “São 3.963 profissionais de saúde, três idosos abrigados, cinco cuidadores, 11.163 idosos, 227 acamados, um indígena, um de bloqueio e zero da força de segurança”, descreveu Everton Ferreira. Ele explicou que, em alguns casos, o número de pessoas vacinadas com a segunda dose é maior, porque a primeira dose foi recebida por elas e registrada em outra cidade.  

Sobre os profissionais da área da educação, o parlamentar justificou que os dados não estavam compilados no momento da reunião da Comissão.    

Vacinação contra a gripe 

Paralelamente à vacinação contra a covid-19, a Prefeitura de Limeira começou, este mês, a Campanha de Vacinação contra a Influenza, mais conhecida como gripe. A Secretaria Municipal da Saúde informou, por meio do site do Executivo, que são vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto) e indígenas.

A vereadora Lu Bogo abordou esse tema durante a reunião com Everton Ferreira e reivindicou a possibilidade de vacinação contra a gripe em crianças em uma unidade de saúde do Parque Hipólito ou em um local próximo à região. Ela relatou que recebeu reclamações de mães que, para conseguirem vacinar os filhos, são obrigadas a se deslocarem até o bairro Nova Suíça, utilizando-se de transporte público e se expondo ao risco de contaminação de covid-19. O pedido foi deliberado pelo colegiado e será encaminhado à Prefeitura.  

O colegiado é responsável por emitir pareceres, apurar denúncias e fiscalizar ações que tratem do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguridade social, vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional; segurança e saúde do trabalhador e turismo, bem como de programas esportivos, recreativos e de lazer voltados à cidade de Limeira. Outra competência dos membros é a deliberação, registrada conforme ata, sobre projetos em tramitação na Casa. 

O vereador Marco Xavier (Cidadania), secretário da Comissão, justificou a ausência na reunião desta semana com apresentação de atestado médico. As reuniões entre os membros ocorrem todas as quintas-feiras, a partir das 8h30.