ATALHOS DE TECLADO Inicio [Alt+i] Fim [Alt+m] Pesquisa [Alt+p] ALTERAR FONTE Aumenta a fonte [Alt+A] Retorna para o tamanho normal de fonte [Alt+N] Diminui a fonte [Alt+D]
 
Você está em: HOME / ASSESSORIA DE IMPRENSA / Notícias
 
 

Icone de notíciaProjeto perpetua nome de Prefeita Maria Thereza à bosque urbano

Proposta de Erika Tank oficializa nomeação no parque inaugurado em 2016

Versão para impressão   22/12/2017 13:50:00 - Assessoria de Imprensa


Erika

A vereadora Erika Tank (PR) protocolou na segunda-feira, 18 de dezembro, um projeto de lei que denomina oficialmente como “Bosque Prefeita Maria Thereza” o parque urbano localizado no Jardim Mercedes.

Em 2016, a Prefeitura Municipal de Limeira inaugurou o novo parque na área do antigo zoológico e, à época, uma votação popular realizada por meio de redes sociais escolheu o nome desse local em homenagem à Maria Thereza Silveira de Barros Camargo.

“Quando foi inaugurado pela administração pública, nenhuma legislação ou decreto oficializou o nome do parque. Nesse sentido, apresentei o projeto para que possamos denominar legalmente o local, usando inclusive seu advento como primeira prefeita do Estado no local”, justifica Erika.

A vereadora faz menção ao fato de Maria Thereza ter sido a primeira mulher a assumir uma prefeitura no Estado de São Paulo em 1934, se tornando uma das primeiras do Brasil a assumir o cargo. Seu advento a qualificou também para outro pioneirismo: no mesmo ano, foi uma das duas primeiras deputadas eleitas para a Assembleia Legislativa do estado, assumindo em 1935 após conquistar 223 mil votos.

Nasceu em uma família de políticos em 1894, sendo neta do primeiro presidente civil brasileiro eleito por voto popular, Prudente de Moraes Barros. Diplomou-se em 1910 pela Escola Complementar de Piracicaba e residiu em Limeira até seu falecimento, em 29 de julho de 1975, aos 80 anos. Empresária, presidiu a Cia. Industrial Máchina São Paulo. Pertenceu a várias entidades renomadas da capital paulista e de Limeira. Foi casada com Trajano de Barros Camargo, com quem teve sete filhos.

A área de 20 mil metros quadrados onde fica o parque era o quintal da chácara do Palacete Tatuibi, onde morava Maria Thereza e sua família. Um dos lagos localizados no parque foi construído por Dr. Trajano para homenageá-la e que fora preservado no atual bosque. Maria Thereza doou a área à prefeitura em 1968, que a transformou em zoológico que por décadas funcionou no local até ser transferido em 2014 para o horto florestal municipal.

“Esse reconhecimento acompanha o movimento mundial de resgate de grandes mulheres que fizeram diferença em seu tempo, através de suas ocupações políticas, administrativas, sociais e humanitárias, cabendo a nós, parlamentares desta Casa, essa justa homenagem à essa mulher que tanto figurou como exemplo às gerações que a seguiram, bem como às futuras gerações que reconhecerão a importância de sua história para nossa sociedade”, evoca a parlamentar.

O projeto deverá ser apreciado pelas comissões em 2018 para posteriormente seguir para apreciação do plenário.

*Informações do Gabinete Parlamentar

 

AGENDA DE EVENTOS

NEWSLETTER